As Lideranças de Prainha estiveram reunidas às 10h do dia 28/03, com o superintendente regional do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), senhor Francisco Sousa em Santarém, além do técnico do órgão senhor Rubens.

O objetivo da reunião foi sobre vários assentamentos no território do município Prainhense, assentamentos como: PA CURUÁ, PAE REGIÃO CUÇARI, PAE IHAS REUNIDAS, PAE PACOVAL/ PRACOBAL, PAE IGARAPÉ DO CUÇARI, PAE ACARA-AÇU, PAE CHICANTÃ, PAE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO, PAE CURUÁ II E RESEX RENASCER SAO 10 NO TOTAL.

Esses assentamentos e áreas de proteção ambiental vem afetando dezenas de famílias que moram nestas regiões. A preocupação do poder Legislativo e executivo de Prainha é ajudar as pessoas que moram nessas localidade que pertencem a assentamentos e são geridas pelo governo federal, o objetivo é que essas área sejam regularizadas para o uso legal das mesmas já que para a extinção o processo é quase nulo pois são leis federais que dependem de análises do congresso nacional, outro assunto a ser tratado foi a regulamentação de famílias da região do Curuatinga da ASPROAF (Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar).

A reunião foi articulada pelo vereador presidente da Câmara Municipal de Prainha Demétrio Ferreira (MDB), que destacou a importância da regulamentação das famílias da ASPROAF que vai ter um avanço grandioso para a agricultura familiar na região, e acredita que em breve essa conquista será realidade, já que as famílias estão devidamente organizadas através da associação que os representa, disse o presidente.

Participaram ainda da reunião os vereadores Zé Antônio Rocha (MDB), Benoca Furtado (PRTB), Elias Campos (PSD), o Secretário de Administração Edmundo Pingarilho, Secretário de Meio Ambiente Ebson Barbosa, o Assessor Jurídico da CMP Dr. Luciano Azevedo Costa, Jackson Jardim representante da colônia Z-31 de Prainha e Maria Sara assessora da Câmara.

A luta sempre será em defesa do povo Prainhense, para melhorar a vida da nossa gente.